segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

INTERNACIONAL

Conselho Pontifício de Francisco reuni-se no Vaticano

De 17 a 19 de fevereiro acontece no Vaticano mais uma reunião do Conselho Pontifício instituído pelo Papa Francisco. Sob a coordenação do cardeal Oscar Maradiaga o "C8", grupo formado por oito cardeais de diferentes nacionalidade e que tem aconselhado o Pontífice no governo da Igreja, deve deter-se mais uma vez em assuntos relacionados a propostas de reforma da Cúria Romana.
Novas propostas serão avaliadas pelo grupo de cardeais, dentre elas, redimencionar ou fundir alguns organismos da Santa Sé. Diversos conselhos pontifícios poderiam ser fundidos numa nova Congregação destinada aos leigos. 
O Pontifícios Conselho para a Nova Evangelização e a Congregação para Evangelização dos Povos poderiam também passar por mudanças, avaliam especialistas. Certamente tais reformas na Cúria teriam como consequência a redistribuição dos poderes dos respectivos responsáveis dos organismos.
Outra propostas corresponde as finanças da Santa Sé, cuja a intenção pretende criar um órgão, tal como um "Ministério das Finanças", que unifique as instituições econômicas e financeiras da Cúria. Os relatórios de trabalho da comissão que acompanha o IOR, Banco do Vaticano, deverá ser analisado pelos conselheiros do Papa.
Com a proximidade do Consistório convocado pelo Santo Padre entre os dias 20 e 22 de fevereiro, o "C8" também se ocupará de avaliar propostas e temas  para o Sínodo de 2014-2015 sobre a família avaliando o retorno da consulta encaminhada as dioceses de todo o mundo.(JS)

Da redação do Portal Ecclesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário