sábado, 28 de setembro de 2013

MENSAGEM DO DIA

DÊ A SUA CONTRIBUIÇÃO

Multidões de necessitados – crianças, mulheres, velhos, imigrantes, refugiados e desempregados – levantam até nós o seu grito de sofrimento. suplicam-nos  na esperança de serem ouvidos. Como podemos não ouvi-los e não abrir nossos corações, oferecendo os cinco pães e dois peixes que Deus colocou em nossas mãos? Se cada um de nós contribuir com algo, todos poderemos fazer alguma coisa pelos pobres. É claro que isso exige sacrifício e uma profunda conversão interior. Precisamos mudar nosso comportamento exageradamente consumista, combater o hedonismo e resistir à indiferença e à tendência de negligenciar-mos nossas  responsabilidades pessoais”.

BOM DIA!

CRISMA

Começa hoje a partir das 19hs no Centro Pastoral Santo Antônio (Salão Paroquial) o primeiro encontro de preparação para a CRISMA. Pedimos aos jovens e adolescentes que se inscreveram, que não faltem, pois este será um momento de grande relevância para a sua formação.
Contamos com a sua presença e o seu compromisso de Cristão!

SEJA UM DIZIMISTA

Mensagem ao Dizimista


Dizimista meu irmão, que bom tê-lo fiel a meu lado.
É meu o teu horizonte, comigo acertas teus passos…
A tua mão estendida, ombros largos, sorriso expresso no rosto
Olhar brilhante, pés ligeiros no caminho!
E a tua voz falando alto meu nome, mesmo no silencio das palavras…
És cristão, és outro cristo, e quanto me alegra ver que sou pra você
O Caminho, a Verdade e a Vida.
Meu coração se inebria quando te olho e percebo:
Não és dizimista por acaso, és dizimista por amor!
O caminho dizimista se faz em pequenos passos:
O passo da consciência, depois a motivação
Mais um que é o compromisso, o outro o da decisão
E agora assumiste à risca esta tua oblação
Te entregas inteiro e fiel também partilhando o pão.
Que pão perguntas humilde?!
O Pão da fome do pão, o pão que alimenta a vida
O pão da ressurreição, o pão do verbo palavra, o pão da eucaristia, o pão pra mesa que é pobre da mesa farta de pão.
Eu sou o Pão da Vida e você, fiel dizimista
Recolhe em muitos cestos, sobras da multiplicação
Que em milagres dia-a-dia, germina em forma de pão.
É importante o teu dízimo?
Talvez você nem se dê conta de quão importante ele o é.
Você pode pensar:… mas é tão pouco que entrego a Deus!
Como poderia ser importante?
Te esqueces acaso que Deus não olha a quantia
Pois enxerga o coração humano?!
E o nosso coração ou é generoso ou é mesquinho.

Teu jeito generoso, certamente alegra o coração divino pelo compromisso, a perseverança e tua ânsia em cooperar conforme tuas posses, na obra da evangelização.

SANTO DO DIA

28 de setembro

Venceslau nasceu em 907 e logo se tornou herdeiro do trono da Boêmia. Sua ascensão ao trono provocou a ira da própria mãe, que desejava assumir o comando do país ou então dar o reinado ao outro filho Boleslau. A ganância de sua mãe foi tão grande que Boleslau acabou assassinando seu próprio irmão. 
A história nos conta que Draomira, mãe de Venceslau, tentou assumir o trono. Sua presença foi terrível para o cristianismo, que foi perseguido em todas as províncias. O povo porém, sabendo da eleição de Venceslau, obrigou a malvada rainha a abandonar o trono. A avó de Venceslau o ajudou a valorizar o cristianismo. A pobre velhinha foi também assassinada enquanto rezava. 
Venceslau tinha conquistado a confiança, a graça e simpatia do povo, que viam nele um verdadeiro líder, um exemplo a ser seguido. Dedicava-se aos mais pobres, encarcerados, doentes, viúvas e órfãos, aos quais fazia questão de ajudar e levar palavras de fé, carinho e consolo. Sua mãe eastava cada vez mais disposta a eliminá-lo e reasssumir o trono. 
Draomira e Boleslau, inconformados com a popularidade de Venceslau, arquitetaram um plano diabólico para acabarem com sua vida. No dia 28 de setembro de 929, durante a festa de batismo de seu sobrinho, enquanto todos festejavam, Venceslau se retirou à capela para rezar. Draomira sugeriu ao filho Boleslau que aquele seria o melhor momento para matar o próprio irmão. Boleslau invadiu a capela e apunhalou o irmão no altar da igreja. 
O seu corpo foi sepultado na igreja de São Vito, em Praga. Desde então passou a ser cultuado como santo. Sua mãe, dias depois, teve uma morte trágica e Boleslau foi condenado pela rei Otão I. De nada valeu tanta violência.

São Venceslau, rogai por nós!