sexta-feira, 23 de maio de 2014

PASTORAL DA SAÚDE

A DIOCESE DE MOSSORÓ REALIZA MAIS UMA TRIMESTRAL. 
O Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana chama a atenção para a realização da Trimestral, que começa nessa sexta-feira e segue até sábado, no Centro de Treinamento. Na ocasião, será aprofundada a discussão sobre a implantação na Diocese da Pastoral da Saúde.
Segundo Dom Mariano, é uma pastoral importante para a Igreja e, principalmente, para as paróquias de Mossoró, Pau dos Ferros, Almino Afonso,  Caraúbas, Assu e Apodi, que são municípios que recebem pacientes de muitas cidades das suas regiões.
“A Igreja precisa estar presente nos hospitais, no momento da doença, da dor, levando a presença de Cristo que restaura e leva esperança”, afirma Dom Mariano, que  lembra a importância do Sacramento da Extrema Unção, que traz saúde para o corpo e para a alma dos doentes. Ele lembra que é muito importante a presença, na Trimestral, dos padres, ministros da eucaristia e pessoas envolvidas com a área da saúde dos municípios que compõem a Diocese. “Precisamos dar um rosto para a nossa Pastoral da Saúde, por isso contamos com a presença de todos”. O bispo lembra que a Trimestral será assessorada pelos camilianos, que têm como carisma trabalhar os desafios na área da saúde. “ O verdadeiro modo de assegurar a eterna salvação é exercer o amor para com os pobres doentes”. 
Temática do encontro

1- Exposição do assessor:

a) - Pastoral da Saúde - Abordando definição, parte história e as três dimensões da pastoral.
b) - As experiências da pastoral da saúde nos hospitais camilianos do Norte Nordeste - exposição do trabalho da Pastoral da Saúde, realizado nos nossos hospitais para servir de exemplo e inspiração para os futuros agentes de pastoral.
c) - Os passos para implantar a Pastoral da Saúde - abordar passos importantes a serem seguidos na implantação da pastoral da saúde na Diocese, Paróquia ou Hospital.

d) - Como fazer visita no hospital - orientações básicas de como abordar o doente e como o agente de pastoral deve respeitar as normas do hospital e o espaço do doente.

Fonte: Diocese de Mossoró

Nenhum comentário:

Postar um comentário