sexta-feira, 16 de maio de 2014

MISSA COM FRANCISCO

Em homilia, Papa afirma que não existe cristão sem Igreja


Na homilia desta quinta-feira, 15, na Casa Santa Marta, Papa Francisco voltou a reiterar que não existe um cristão sem Igreja, um cristão que caminhe sozinho. Ele explicou que isso não pode acontecer, porque o próprio Jesus se inseriu no caminho do seu povo.
Partindo da Primeira Leitura do dia, o Santo Padre explicou que os apóstolos, quando anunciavam Jesus, não começavam falando d’Ele, mas da história do povo, pois não se entende o Senhor sem essa história, uma vez que Ele constitui o seu fim. Dessa forma, não se pode entender um cristão fora do povo de Deus; um cristão sem Igreja é algo puramente imaginário, não é real, disse o Papa.
“Jesus Cristo não caiu do céu como um herói que vem nos salvar. Ele tem história, porque quis caminhar conosco. Assim, não se pode entender um cristão sem história, sem povo, sem Igreja; é uma coisa de laboratório, algo artificial, uma coisa que não pode dar vida”.
Francisco destacou ainda a memória do cristão, que é a recordação de tudo o que o povo de Deus já fez, o caminho que percorreu, a memória da Sua Igreja. Mas além dessa dimensão do passado, há aquela do futuro, que faz do cristão uma pessoa de esperança, que caminha rumo à promessa definitiva. “Esperança na promessa. Que não é expectativa, não, não! É outra coisa; é esperança. Justamente isso, aquela que não desilude”.
“E se o cristão é uma pessoa de memória, ao olhar para o passado; e de esperança, ao olhar para o futuro, no presente ele segue o caminho de Deus e renova a aliança com Ele”, explicou Francisco. O Santo Padre concluiu a homilia convidando os fiéis a refletir sobre essa identidade cristã, que é uma pertença ao povo de Deus, à Igreja.
“Entramos na Igreja com o batismo; ali somos cristãos. E, por isso, devemos ter o hábito de pedir a graça da memória do caminho que o povo de Deus fez, também a memória pessoal: o que Deus fez conosco, na nossa vida, como nos fez caminhar. Temos de pedir a graça da esperança, que não é otimismo. E pedir também a graça de renovar, todos os dias, nossa aliança com o Senhor, que nos chamou. Que Deus nos dê essas três graças tão necessárias para a identidade cristã”.


Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário