quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

HOMILIA

É PRECISO TER A VIDA DE  DISCÍPULO PARA CONHECER JESUS, DIZ O PAPA

Para conhecer Jesus é preciso segui-Lo, antes mesmo de estudá-Lo. Esse foi, em síntese, o foco da homilia do Papa Francisco nesta quinta-feira, 20, na Casa Santa Marta. O Santo Padre enfatizou que a resposta para a pergunta “quem é Cristo para mim” só pode ser dada vivendo como discípulos de Jesus.
Como exemplo, Francisco citou a figura de Pedro, que no Evangelho do dia aparece como corajoso, ao testemunhar “Tu és o Cristo” e ao mesmo tempo reprova Jesus quando Ele anuncia seu sofrimento e morte na Cruz.
O Papa lembrou que muitas vezes Jesus faz esta pergunta ao homem – “Para você, quem sou?” – e a resposta é sempre aquela que se aprende no catecismo. Segundo o Papa, é importante estudar e conhecer o catecismo, mas isso não é suficiente.
“Para conhecer Jesus, é necessário fazer o caminho que fez Pedro: seguiu adiante com Jesus, viu os milagres que Jesus fazia, viu o seu poder. Mas, a um certo ponto, Pedro renegou Jesus, traiu Jesus e aprendeu aquela difícil ciência – mais que ciência, sabedoria – das lágrimas, do pranto”.
Francisco explicou ainda que esta pergunta – “Quem sou eu para vós, para você” – só se entende no decorrer de um caminho, após um longo caminho de graça e pecado, um caminho de discípulo.
“A Pedro e a seus discípulos, Jesus não disse ‘Conhece-me! ’, mas disse ‘Siga-me’. E este seguir Jesus nos faz conhecer Jesus. Seguir Jesus com as nossas virtudes, também com os nossos pecados, mas seguir Jesus sempre. Não é um estudo de coisas que é necessário, mas é uma vida de discípulo”.
O Papa defendeu a necessidade de um encontro cotidiano com Deus, em meio a vitórias e fraquezas. Mas é um caminho que não se faz sozinho, e sim com a intervenção do Espírito Santo.
 Espírito Santo, que é um grande trabalhador. (…) Olhemos para Jesus, Pedro, os apóstolos e ouçamos no nosso coração esta pergunta: ‘Quem sou eu para você?’. E como discípulos, peçamos ao Pai que nos dê o conhecimento de Cristo no Espírito Santo, que nos explique este mistério”.


Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário