segunda-feira, 9 de setembro de 2013

SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA

Setembro deve o seu nome à palavra latina septem (sete), dado que era o sétimo mês do calendário romano, cujo início era em março. Nesse mês, conhecido como o mês da primavera, o Clube da Evangelização faz aniversário e também celebra-se o mês da Sagrada Escritura.
Desde 1971, no Brasil, comemora-se o mês da Bíblia, mas foi em 1961, no Concílio Vaticano II, por uma convocação do Papa João XXIII, que o livro sagrado começou a ocupar espaço privilegiado nas famílias, nos círculos bíblicos, nos grupos de reflexão e nas comunidades eclesiais.
A celebração no Brasil dessa iniciativa [mês da Bíblia] surgiu por ocasião do cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e, logo em seguida, a proposta foi alcançada e aceita por toda a Igreja no Brasil. 
Todos os anos o mês da Bíblia tem um tema específico para o estudo dos fiéis; neste ano o tema proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) será o Livro do Êxodo, capítulos 15,22 a 18,27, também conhecido como o “Livro da Travessia”. 
“Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (II Timóteo 3, 16).
As Sagradas Escrituras são um conjunto de livros sagrados para os cristãos, os quais narram a história do povo de Deus e destaca a aliança e plano de salvação de Deus para com a humanidade. 
"A Bíblia serve para que as pessoas creiam em Cristo (cf. João 20, 30 – 31), para ajudar os cristãos a caminhar (cf. Salmo 118(119), 105), para nossa instrução (cf. ICoríntios 10, 11) e para ajudar-nos a instruir, refutar, corrigir e educar na justiça (II Timóteo 3, 16)" (Fonte: Comunidade Católica Shalom).
Durante este mês dedique-se ao estudo, à vivência e ao testemunho da Palavra de Deus. 

"Desconhecer as Sagradas Escrituras é ignorar o próprio Jesus Cristo" 
(São Jerônimo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário