segunda-feira, 26 de agosto de 2013

25 DE AGOSTO: DIA DO CATEQUISTA

HOMENAGEM AOS CATEQUISTAS


No encontro com os bispos em Fortaleza, em 10 de julho de 1980, o Papa João Paulo II já dizia: “A Catequese é uma urgência. Só posso admirar os pastores zelosos que em suas Igrejas procuram responder concretamente a essa urgência, fazendo da catequese uma prioridade”.

Dessa forma, devemos dedicar uma atenção especial à catequese na nossa igreja, pois sem ela a nossa fé corre o risco de ficar adormecida a ponto de não mais acordar.
O catequista tem o dever de levar o catequizando a compreender a necessidade do encontro pessoal com Deus na oração, quem não tem um contato diário com Deus na oração, não é capaz de compreender a própria missão que está no coração do pai.
Esta experiência de oração será refletida nos nossos encontros de catequese e na nossa própria vida, pois ninguém nasce catequista, nos tornamos catequistas através da prática, da reflexão, da formação adequada, da conscientização de sua importância como educadores da fé.
O catequista exerce um verdadeiro ministério, isto é, um serviço e neste, não age sozinho, mas em comunhão com a Igreja, com o grupo de catequistas.
Uma vez o nosso Bispo Dom Mariano disse algo que me chamou bastante atenção, ele comparou o catequista à estrela de Belém, que norteou os reis magos ao menino Jesus. É isso que devemos ser para nossas crianças e jovens, a estrela de Belém, que deve apontar o caminho para chegar até Jesus Cristo.
Queremos hoje parabenizar a todos os catequistas da nossa paróquia, pelo compromisso que assumiram com as crianças e jovens e principalmente com Jesus Cristo, para educar na fé e na alegria o amor de Deus.
Ozana Maria Alves

Coordenadora paroquial da catequese

Nenhum comentário:

Postar um comentário